Primeiramente uma Boa Tarde a você internauta que acessa o Blog da NPIBrasil, afim de ter as respostas para suas dúvidas sobre essa área da tecnologia.
Meu nome é Alessandro e a partir de hoje, estarei postando aqui noticias, novidades, dicas e muito mais sobre a área de manutenção de PCs.

Bom, de inicio vamos ajudá-los a solucionar certos problemas freqüentes em algumas máquinas, problemas esses que geralmente ocorrem, e que por falta de conhecimento muitas vezes nos fazem perder muito tempo e dinheiro. Então mesmo trabalhando nesta área de manutenção de micros, a NPIBrasil se disponibiliza a oferecer respostas para alguns destes problemas.

MANUTENÇÃO PREVENTIVA
Removendo Malwares manualmente.

MsN que envia mensagens automáticas:Bem, freqüentemente muitos usuários se deparam certas vezes com este problema em casa, no qual quando ele abre uma janela do MSN para conversar e ele automaticamente envia uma mensagem para o seu contato sem que você a tenha digitado, ou até mesmo você só percebe quando seus amigos fazem reclamações a você. Bem meu caro amigo, sinto informar-lhe mas seu computador está infectado por um malware.( Malwares são programas mal intencionados que se infiltram na sua máquina. Em sua grande maioria pela própria internet, através de um link de um provável e-mail que você recebeu, ou de uma propaganda em um site que dizia que: “você é o cliente 9.999.999”, são truques assim que alguns “hackers” usam para tentar iludir o usuário e fazê-lo acessar seu link, no qual o malware está.)

Como solucionar este problema?
Não se desespere, não será preciso formatar seu computador para ter a solução deste problema. Bem primeiramente você vai se perguntar: “Se é um malware, porque meu antivírus não o detectou?” A resposta as vezes pode ser simples, geralmente os softwares antivírus free(gratuitos), não oferecem suporte para todos os tipos malwares, porque diferente do que pensam, os malwares não são só os vírus, os vírus são só uma parte deles. Então uma dica é adquirir um software antivírus com licença paga, e que te proteja contra todos estes, a outra é ter mais informações sobre o antivírus que você usa em sua máquina e saber se ele te assegura contra todos os tipos de malwares e mante-lo sempre atualizado!
Agora vamos a solução do problema em si. Esse malware é um programa que é executado junto com a inicialização do Windows, a formas variadas de se resolver, uma delas e mais rápida em minha opinião, é você usar o Painel de Configuração do Sistema, o msconfig. Usá-lo é simples basta você clicar no botão INICIAR e em seguida ir até a opção EXECUTAR, vai aparecer para você uma caixinha no seu canto esquerdo da tela, nela onde está escrito “abrir” digite “msconfig” (sem as aspas) e de enter. Em seguida, aparecerá para você na tela a caixa chamada de Configuração do Sistema, na parte superior desta janela que apareceu você terá algumas abas, a que precisamos basicamente é a Inicialização de Programas, ao localizá-la clique na mesma.
Nesta tela você vai ver uma lista de nomes de programas com caixas de seleção a esquerda dos mesmos, repare que na sessão de itens carreados na inicialização, são mostrados todos os programas que são carregados automaticamente com Windows, existem programas padrões que vem marcados, e outros que com o decorrer do uso e instalação de programas, vão sendo adicionados a essa lista, o importante é você conhecer se computador e saber para quais os programas você permitiu a inicialização automática com o sistema, caso você não saiba que é o caso que estamos supondo, você deve verificar qualquer nome suspeito que você desconfie e pesquisar sobre ele no Google, essa dica é muito importante, pois existem diversos vírus que aparecem periodicamente e dizer todos os nomes aqui não é possível, pois podem aparecer novos a cada dia, uma dica outra dica que posso deixar, é falar sobre as extensões dos mais comuns como (.BAT .PIF .SCR .EXE .VBS). A grande maioria dos arquivos com essas extensões são vírus, por exemplo, se você tiver na sua lista arquivos do tipo (orkut.scr, amor.exe, msn.pif) esses com certeza são vírus. Após verificar o arquivo que você desconfia é vírus, anote o nome dele exatamente como está, desmarque ele na caixa do msconfig, de OK e reinicie o computador.
Após reiniciar o computador, vá em INICIAR / EXECUTAR na caixinha desta vez, digite regedit, esta janela que abriu para você se chama de editor de registro do Windows, ou seja, ele é o “sangue” do Windows, então, muito cuidado com o que você meche nele!
Note que no lado esquerdo tem Meu computador e dentro dele, vários HKEY, faça o seguinte, clique em Meu computador e aperte Ctrl+f, que é o atalho para “localizar”, na caixinha de localizar que se abriu para você, verifique que estão marcadas as opções (chaves, valores, dados)se não, marque-as, depois digite o nome do arquivo infectado que você havia copiado e clique em localizar próxima. Agora você vê que na parte direita da janela do regedit, apareceu para você um valor selecionado, de dois cliques nesse valor, aparecerá uma caixa chamada Editar cadeia de caracteres, na mesma, onde tem “Dados do valor”, você pode ver que ele te mostra onde o arquivo está localizado, copie esse endereço todo, você vai precisar dele. Agora feche este, e clique com o botão direito naquele valor e escolha a opção modificar dados binários, aparecerá uma outra caixa cheia de códigos, apague estes e de OK (não tem problema se você não conseguir apagar todos, apagando só alguns já o bloqueia), isso vai fazer com que o arquivo já não tenha a possibilidade de ser executado depois. Agora feche o regedit, e abra o Windows Explorer, na barra de endereços, cole o caminho que você havia selecionado mas apague o último nome do endereço, até chegar na barra. Ex: (C:Windowssystem32orkut.scr) neste caso, apague o “orkut.scr”, depois é só dar enter, agora você estará na pasta em que se encontra a raiz do seu problema, é nesta pasta que seu worm, seu malware se encontra! Agora é só você localizá-lo e deleta-lo! Pronto! Você estará livre de mais uma praga em seu computador.
Aconselho e reforço que a atualização constante do seu software antivírus é essencial, procure sempre usar um bom Antispyware, ele vai ajudá-lo a na prevenção contra essas “pragas”.
Espero ter ajudado os leitores do Blog da NPIBrasil com essas informações e conhecimentos que adquirimos com estudos e no dia-a-dia.

Leia Também:   Descubra qual é o problema do computador e aprenda como fazer manutenção de PCs.