Para todos que desejam conhecer um pouco mais deste Programa e obter  informações sobre sua utilização e versões, leiam, pesquisem e Mãos na Massa!Suas funcionalidades focam a publicação gráfica na Internet, por isso inclui suporte a GIF animado, PNG e imagens fatiadas, além de possuir ótima compressão de imagens. A partir da versão MX, ganhou integração com outros produtos da mesma linha, Dreamweaver, Flash e Freehand.

Com a aquisição da Macromedia em 2005 pela Adobe, houve um choque entre os seus programas, Fireworks e ImageReady, Dreamweaver e GoLive, Freehand e Illustrator. Assim, o objetivo da Adobe foi em criar um conjunto mais poderoso de soluções para a criação, gerenciamento e entrega de conteúdo e experiências atraentes em múltiplos sistemas operacionais, dispositivos e mídias.

O desenvolvimento do ImageReady foi cancelado prevalecendo o Fireworks como editor gráfico para Internet.

O Fireworks possui recursos que o fazem uma alternativa direta ao ImageReady. A diferença principal está no suporte a gráficos vetoriais, semelhante ao Adobe Illustrator, sendo o oposto do Adobe Photoshop que suporta primordialmente edita bitmaps tendo poucos recursos únicos para vetores.

A versão CS4 é a mais recente versão deste programa. Ele serve para rápidos protótipos de websites, aplicação de interfaces, entre outros. Com essa nova versão, ficou mais ágil praticar essas ações.

Menus acoplados

A partir da versão MX 2004, o Fireworks passou a exibir os menus de ferramentas mais organizados, acoplados. Eles podem ser ocultados e suspensos trazendo uma área de trabalho imediata mais limpa.

Toolbar

A toolbar (barra de ferramentas) contém 34 botões. Sendo deles, alguns com mini-menus que oferecem variações da ferramenta, chegando a marca de 68 itens quando contados todos os ocultos.

Pointer tool

A pointer tool, ou ferramenta pointeiro, representada pela seta preta, possui duas variações:

Leia Também:   Como descobrir se uma pessoa aceitou seu pedido de amizade no Facebook

* Pointer tool: Seleciona o objeto que está por cima dos outros na área clicada. Permite mover o objeto e redimencionar a partir dos pontos dispostos em volta do objeto selecionado.

* Select behind tool: É representado no menu pela seta preta com um quadrado azul semi-transparente sobre ela e por uma seta branca quando acionada. Seleciona os objetos conforme a quantidade de cliques. Por exemplo, se há três objetos dispostos um sob o outro, com três cliques na mesma região este objeto será selecionado.

Abs,

Francilene

Fonte: Baixaki