Um gráfico de barras no Excel é utilizado para fazer comparações, é um dos gráficos mais utilizados no Excel. Os gráficos são muito importantes para a representação e análise de dados, é um recurso amplamente utilizado em todo o tipo de planilhas. Existem diversos tipos de Gráficos no Excel, Gráficos de Barras, de Colunas, Pizza, linha e uma série de outros tipos de gráficos que ajudarão na análise e representação de dados.

Os gráficos de colunas e Pizza são similares ao gráfico de Barras, são muito utilizados para comparar valores, porém com o gráfico de barras fica mais fácil representar essas informações. Imagina que você possui uma tabela com os valores de venda do trimestre e você precisa representar o crescimento ou queda das vendas ao longo período, você precisará criar um gráfico e uma boa opção é o gráfico de barras do Excel.

Veremos nos passos aseguir essa situação e demonstrarei de forma bem objetiva como criar o gráfico.

Como criar um gráfico de barras no Excel

Passo 1: Para criarmos um gráfico no Excel vamos utilizar o exemplo que foi citado acima e que está representado na planilha abaixo. Digite a planilha no seu Excel, confirme exemplo abaixo:

gráfico de barras

Passo 2: Selecione os dados que deseja gerar o gráfico.

gráfico de barras

Passo 3: Com os dados selecionados, clique na Guia Inserir, em seguida, clique em Barras. Escolha um modelo de gráfico e clique.

gráfico de barras

Passo 4: Seu gráfico será criado.

gráfico de barras

Passo 5: Agora você pode formatar e ajustar opções do seu gráfico. Ao criar o gráfico serão habilitadas duas novas guias, que são a Design e Formatar, nestas guias você podem editar opções Área de plotagem, Eixo, Legenda, Título, grades, o tipo de gráfico além do Design, como cores, cor da fonte, tipo de fonte, plano de fundo, efeitos entre outras opções.

Leia Também:   Como Inserir uma imagem de fundo em um gráfico do Excel 2007, 2010 e 2013

gráfico de barras

Agora você consegue criar gráficos de barra no Excel com tranquilidade, otimizando as suas planilhas, o procedimento é o mesmo para a criação de outros tipos de gráficos, lembrando que dependendo do seu objetivo, você terá que trabalhar com vários tipos de gráficos diferentes.