A dedicatória nas normas ABNT é um momento importante do trabalho onde o autor do trabalho faz uma homenagem a pessoas que foram importantes em toda a sua caminhada de faculdade e na conclusão do seu trabalho. Assim como todo o trabalho a dedicatórioa deve seguir as normas ABNT, nesse artigo demonstraremos como formatar dedicatória nas normas ABNT.

Na folha de dedicatória não se utiliza título e a dedicatória fica na sequência da Folha de Aprovação. É importante apenas enfatizar que essa regra não é padrão para todas as instituições, então é importante verificar junto a sua instituição se é necessário ou não.

A Dedicatória não é obrigatória, mas é difícil encontrar qualquer autor de trabalho que não queira expressar a sua gratidão as pessoas que contribuíram para a criação e sucesso do trabalho, pois um grande esforço de construção, pesquisa e principalmente orientação one muitas pessoas acabam participando desse processo.

Veja a seguir um exemplo de dedicatória.


Veremos agora passo a passo como formatar dedicatória nas normas ABNT.

Como formatar dedicatória nas normas ABNT.

Passo 1: Pressione Enter várias vezes até chegar ao final da página, digite a sua dedicatória normalmente.

Passo 2: Selecione todo o texto da sua dedicatória, vamos formatar primeiramente a fonte. Com o texto selecionado, clique na guia página inicial do Word e configure a fonte como 12.

dedicatória nas normas ABNT

Passo 3: Defina a fonte como Arial.

dedicatória nas normas ABNT

Passo 4: Vamos agora configurar o alinhamento, recuo e espaçamento entre linhas do parágrafo, para que o mesmo fique no formato de dedicatória ABNT

Passo 5: Com o texto da sua dedicatória selecionado, clique na guia página inicial, em seguida, clique em Parágrafos.

dedicatória nas normas ABNT

Passo 6: Na próxima tela, configure o Alinhamento como justificada.

Passo 7: Defina o recuo esquerdo com 8 cm.

Passo 8: Ufa, está acabando! Vamos configurar o espalhamento entre linhas, coloque escolha a opção 1,5 linhas.

Pronto! Agora é só clicar em OK e sua dedicatória nas normas ABNT está configurada corretamente. Agora é só alegria, até a próxima dica de ABNT do nosso blog.