Proteger arquivos PDF com senha é uma excelente opção para quem utiliza documentos importantes e sigilosos, e não podem correr o risco de que pessoas não autorizadas vejam esses arquivos, principalmente em caso de uma perda por exemplo de um pendrive ou de acesso não autorizado de qualquer usuário.

A Microsoft nos últimos anos tem dado uma atenção especial a segurança do seu Pacote Office, no Office 2003 e versões anteriores a criptografia dos documentos era muito fraca e facilmente quebrada. No Office 2007 a Microsoft passou a dar mais atenção a segurança e passou a utilizar a criptografia Advanced Encryption Standard (AES) de 128 bits que é muito mais segura e difícil de ser quebrada.

É importante enfatizar que somente senhas que protegem todo o documento são realmente seguras, senhas que protegem somente as edições podem ser facilmente quebradas, essas senhas permitem que o usuário possa ver o documento, mas não possa editá-lo, então se você deseja ter proteção total no arquivo, é melhor colocar a senha no arquivo todo.

O PDF é um formato muito comum de ser utilizado principalmente para documentos que não podem ser editados, mas você pode aumentar ainda mais o nível de segurança do arquivo, adicionando uma senha ao mesmo, as últimas versões o Word tem permitido salvar arquivos .docx diretamente em PDF, então ao salvar o arquivo do Word, você já pode exportá-lo com senha, veja como é fácil!

protegendo arquivo PDF com senha

Passo 1: Abra o seu documento no Word, para proteger o arquivo PDF com senha, você precisará exportar o arquivo. Clique na guia Arquivo, clique em Exportar e em seguida, clique na opção “Criar Documento PDF/XPS.

Leia Também:   Como converter fotos em pdf sem programas

 

 arquivos PDF com senha

Passo 2: Na janela de salvamento, antes definir o local de salvamento e o nome do arquivo, clique no botão “Opções”.

Passo 3: Na próxima tela marque a opção: Criptografar um documento com senha.

 

 arquivos PDF com senha

Passo 4: Clique em OK e será solicitado que você insira uma senha, é importante frisar que após a definição da senha, caso você esqueça a senha, não será possível abrir mais o documento, então anote a senha em algum lugar seguro.

 

 arquivos PDF com senha

Passo 5: Digite e confirme a senha e depois clique em OK, em seguida, clique em Publicar para gerar o seu arquivo PDF.

Agora seus arquivos PDF estão mais seguros.