Você sabia que as cores passam sentimentos quando a obeservamos? Por que que a cor vermelha em um semáfaro significa Pare? Devido o cérebro reagir mais velozmente ao estímulo da pigmentação vermelha. Será que uma cor amarela combina com um site de uma farmácia? Bem, já deu pra perceber que a escolha errada pode prejudicar todo um projeto. Confira aqui algumas dicas.

Gente parece cômico, mas não é. Essa é uma realidade rotineira na vida dos webdesigners. Saber escolher as cores certas para um layout de um site, um banner, um rodapé ou uma logomarca, não é fácil. Quem nunca estudou sobre a relação das cores e seus efeitos, fica totalmente desnorteado quando precisa aplicá-las com eficácia.

Mas, por onde começar?

Olha, o mais correto é se basear no logotipo da empresa utilizando (preferencialmente) o Manual de Identidade Visual da instituição. Uma dica importante é: se o logotipo tiver apenas uma cor (monocromática), tente utilizar cores complementares ao site e fotos policrômicas (com várias tonalidades); caso o logotipo seja colorido, faça o contrário – coloque cores neutras no site como branco ou tons de cinza.

Lembre-se que as cores escolhidas para o logotipo da empresa não foram aleatórias. Elas têm um significado, algum “chamamento” que está relacionado diretamente com o público-alvo, com a clientela da instituição. Por isso, devemos apenas acompanhar as cores e complementá-las.

Outro fator a ser observado é o significado, o sentimento que as cores passam para nós. Aprendemos desde criança que o verde é esperança, o branco é saúde, paz (quem nunca usou branco em Reveillon?), o vermelho é paixão… Portanto, devemos nos atentar para esse GRANDE detalhe. Veja algumas cores e seus significados:

Leia Também:   Como juntar arquivos pdf diferentes em um único arquivo

Branco – Paz, hospital, higiene, harmonia, ordem.

Rosa – Feminilidade, sensibilidade, delicadeza, alegria.

Cinza – Seriedade, velhice, sabedoria, chuva, máquinas.

Violeta – Mistério, fantasia, sonho.

Azul – Frio, paz, meditação, surf, credibilidade.

Preto – Morte, noite, dor, tristeza, elegância.

Vermelho – Desejo, agressividade, energia, comida, guerra.

Verde – Tranqüilidade, juventude, bem-estar, natureza, esperança.

Amarelo – Luz, atenção, ciúme.

Laranja – Comunicação, equilíbrio, segurança, otimismo, apetite.

É isso aí, pessoal!

Usem e abusem das cores, mas não esqueçam de seus significados.

Um abraço.

Francilene

Fonte: http://www.imperiumshop.com.br