Bom Dia Pessoal,

Estarei mostrando para vocês como é simples e bem prático passar um PDF com senha, para um PDF sem senha no Linux.

Eu recentemente havia adquirido um arquivo em PDF protegido por senha e sem problemas, visto que eu tinha a senha do arquivo. Acontece que era muito chato todas as vezes que eu queria abrir o arquivo ter que ficar digitando a senha.

Tentei algumas soluções que me foram passadas pela comunidade ( copiar e colar, tentar converter para outro formato), mas enfim, nenhuma que respondesse a minha pergunta que era “como quebrar a senha do arquivo”, para que ele não a pedisse mais.

Pois bem, consegui “amenizar” meu problema salvando a senha do document viewer do Linux, que já vem como programa padrão. Com isso podia abrí-lo sem ter que ficar digitando aquela tal senha mencionada no início.

Numa bela segunda-feira estava eu chegando no trabalho e olhando meus e-mails, sendo que um deles me chamou muito a atenção. Ele falava justamente da quebra de senha nos arquivos PDF quando os mesmos fossem abertos.

Fiz o teste e funcionou, mas é claro não sei até que ponto o mesmo pode ser eficiente, isso teremos como descobrir no decorrer de sua usabilidade.

Trata-se do qpdf.

Bom, para quem usa Ubuntu, Debian e seus derivados, o mesmo pode ser instalado via apt-get:

$ sudo apt-get install qpdf

Depois para remover a senha do arquivo devemos usar a seguinte linha:

$ qpdf –password=pass –decrypt arquivo.pdf saidaarquivo.pdf

Na opção password devemos colocar a senha e na saída do arquivo um nome diferente do original para que ele não traga no terminal a mensagem de que o arquivo está em uso ou algo parecido. E com isso podemos corromper o original também, o que é um outro problema, então antes de fazermos isso devemos salvar uma cópia do arquivo.

Leia Também:   Overclock no Processador

Na verdade essa opção de solução não seria bem “quebrar” a senha do arquivo, mas sim tirar sua criptografia usando a senha que você possui e que adquiriu legalmente, é claro.

Usando a opção:

$ qpdf –help

Teremos as demais opções que o comando aceita.

Espero que isso possa ajudar a todos e quem é claro tiver alguma outra solução é muito bem-vindo a nos ajudar.

Abraços e até a próxima.