Bom dia a todos.
Hoje vou falar um pouco sobre o ambiente de trabalho do Flash para aqueles que ainda não tem o domínio desse poderoso software de animação vetorial. Para esse post vou usar a versão em inglês do Flash CS3 e tentar fazer o máximo de correspondências possíveis com o português.

Bom, para começar vou falar um pouco das principais ferramentas do Flash que são: Selection tool (Ferramenta de Seleção), Subselection tool (Ferramenta de Subseleção), Free Transform (Ferramenta de Transformação Livre), Gradient tool (Ferramenta Gradient), Lasso tool (Ferramenta Laço), Pen tool (Ferramenta Caneta), Text tool (Ferramenta Texto), Line tool (Ferramenta Linha), Ferramentas de Desenho, Pencil tool (Ferramenta Lápis) e Brush tool (Ferramenta Pincel).

Vamos começar olhando para nossa barra de ferramentas e identificando cada uma das ferramentas que eu falei acima:
Barra de Ferramentas
1. Selection tool (Ferramenta de Seleção)
2. Subselection tool (Ferramenta de Subseleção)
3. Free Transform (Ferramenta de Transformação Livre) e Gradient tool (Ferramenta Gradiente)
4. Lasso tool (Ferramenta Laço)
5. Pen tool (Ferramenta Caneta)
6. Text tool (Ferramenta Texto)
7. Line tool (Ferramenta Linha)
8. Ferramentas de Desenho
9. Pencil tool (Ferramenta Lápis)
10. Brush tool (Ferramenta Pincel)

Agora que já sabemos quais são as ferramentas que vamos usar, podemos partir para as definições e aplicações de cada uma.

1. Selection tool (Ferramenta de Seleção)
Esta ferramenta é a mais básica de todas do Flash. Serve para fazer a seleção dos objetos que estão no palco¹ da sua animação. Perceba que caso você coloque no palco uma imagem em bitmap (.jpg, .gif, etc.) a selection tool sempre vai selecioná-la inteira. Quando você utilizar um objeto vetorial, a ferramenta vai selecionar de acordo com o local onde você clicar, por exemplo, se você clicar no preenchimento a ferramenta vai selecionar apenas o preenchimento e ignorar as bordas do objeto, a mesma coisa acontece se você clicar na borda, a ferramenta vai selecionar apenas a borda. Quando é um objeto vetorial ainda é possível selecionar pedaços do desenho clicando e arrastando o mouse até que a área de seleção atinja o objeto.
palco¹ – Área de trabalho do Flash. A folha branca que aparece assim que você pede um novo documento.

Leia Também:   Image Viewer no Dreamweaver

2. Subselection tool (Ferramenta de Subseleção)
Essa ferramenta é basicamente a mesma coisa que a ferramenta de seleção, a única diferença entre as duas é que enquanto a ferramenta de seleção seleciona objetos por inteiro ou parte deles a subseleção seleciona pontos de um vetor. Acontece que quando você faz qualquer desenho com uma das ferramentas de desenho (que eu vou mostrar mais pra frente), com a ferramenta caneta ou com a ferramenta linha são criados pontos, também chamados de nós, e é com esses pontos que a ferramenta de subseleção trabalha. Com ela podemos modificar ou fazer curvas ou movimentar os pontos pelo palco para alterar o desenho de uma forma mais específica.

3.1. Free Transform (Transformação Livre)
Essa ferramenta serve para alterar as dimensões do objeto selecionado. Pode-se também adicionar uma distorção na forma ou criar uma perspectiva modificando apenas os pontos diagonais.

3.2. Gradient toll (Ferramenta Gradiente)
Como o próprio nome já diz, essa ferramenta foi feita para que você possa editar com maior facilidade os gradientes criados no seu desenho. Basta clicar com ela sobre um objeto com gradiente para ver a direção do gradiente e as opções na barra de propriedades.

4. Lasso tool (Ferramenta Laço)
A ferramenta laço tem como principal função selecionar um grupo de nós de um objeto vetorial. Isso também pode ser com a ferramenta de subseleção, basta você manter o shift pressionado enquanto vai selecionando vários nós ao mesmo tempo. A laço apenas deixa o processo mais simples, bastando apenas você manter o botão esquerdo do mouse pressionado enquanto vai envolvendo todos os nós desejados. Ela também seleciona partes de um objeto vetorial, caso você queira cortá-lo em pedaços. Não a recomendo para isso por conta da ferramenta ser de movimento de mão livre.

Leia Também:   Como ocultar uma coluna no Excel

5. Pen tool (Ferramenta Caneta)
Essa é uma das minhas ferramentas favoritas em qualquer software que permita desenhos. Ela é bem complexa e requer prática até que você comece a fazer belas curvas. Funciona da seguinte forma, você vai clicando no palco, criando pontos (nós) e dando forma a um objeto. Fácil né? A esses pontos você pode adicionar curvas, basta que você clique e arraste o mouse e em vez de criar um simples nó a ferramenta vai criar uma curva simétrica de acordo com a distância que você puxar o mouse. Para modificar essa curva e torná-la “não-simétrica” basta você utilizar a ferramenta de subseleção, vista anteriormente.

6. Text tool (Ferramenta Texto)
Essa ferramenta é bem simples. Como o próprio nome diz, ela cria textos ou campos de texto. Textos comuns todos nós já conhecemos. Você pode trabalhar com ele de forma mais livre quebrando-o em vetores. Para isso, selecione o texto e aperte CTRL+B duas vezes. Com o texto quebrado em vetores você pode editar suas formas com muito mais facilidade, tornando mais fácil a estilização de fontes. Os campos de texto são objetos que receberão algum valor, seja inserido pelo usuário ou alterado dinamicamente via código. Falaremos mais deles nos posts seguintes quando começarmos a ver a parte programática do Flash.

7. Line tool (Ferramenta Linha)
Outra ferramenta bem simples. Não faz nada alem de criar linhas vetoriais. Vai da sua criatividade o uso dessas linhas :).

8. Ferramentas de Desenho.
Esse conjunto reúne todas as ferramentas de desenhos predefinidos do Flash. São elas: Retângulo (Rectangle Tool), Elipse (Oval Tool), Retângulo Primitivo (Rectangle Primitive), Elipse Pirmitiva (Oval Primitive) e Polígono (Polystar Tool). Começando pelas mais simples vamos ao Retângulo e à Elipse. Clique e arraste para criar esses objetos no palco e segure a tecla Shift no teclado para criar objetos perfeitos (Quadrados e Círculos). As ferramentas Retângulo Primitivo e Elipse Primitiva não criam desenhos vetoriais, mas sim objetos com edição predefinida. O Retângulo Primitivo permite que você faça curvas em suas pontas mesmo depois de criado. Para isso basta que você arraste uma de suas pontas para o meio e definir a curva desejada. A ferramenta Elipse Primitiva permite que você faça semicírculos (formas parecidas às de um gráfico de pizza) e permite ainda que você faça anéis. Basta movimentar os pontos que aparecem logo após o desenho ser feito. Vamos agora à ferramenta Polígono (Polystar Tool). Essa ferramenta permite que você use a barra de propriedades para determinar quantos lados seu desenho vai ter. Ajuda muito na hora de desenhar formas não-primitivas.

Leia Também:   Como repetir a última ação realizada no Word

9. Pencil tool (Ferramenta Lápis)
Essa ferramenta é dos primórdios do desenho em computador. Ela existe desde as primeiras versões do MSPaint e mantém sua função inalterada desde então. É uma ferramenta de desenho à mão livre com opção de mudar espessura da linha, tipo de linha e cores.

10. Brush tool (Ferramenta Pincel)
Tem a mesma função da ferramenta lápis. Também vem dos primórdios do desenho em computador.

Bom gente, espero que vocês tenham gostado do post e que ele possa ajudar quem tem dúvidas nas ferramentas do Flash.
Qualquer dúvida ou sugestão sintam-se à vontade para comentar e perguntar 🙂
Até a próxima