Olá.
Vocês já devem ter percebido que ao final de cada postagem no blog existe uma barrinha desse tipo:

Esses ícones levam a sites de Social Bookmarking.

Mas o que são sites de Social Bookmarking?

Vamos explicar.

O nome vem do inglês bookmarks.

Ta, e o que são bookmarks?

Bookmarks são os famosos Favoritos que salvamos em nossos navegadores para guardar nossas páginas mais visitadas.

Então, Social Bookmarks nada mais são do que “Favoritos Sociais”, favoritos compartilhados via web através desses sites.

Toda vez que alguem entra em um blog ou em uma notícia, ou até mesmo em uma página da Web e acha que seu conteúdo é interessante, pode adicionar essa página ao seu perfil desses sites.

Os links que mais vezes forem definidos como favoritos pelos participantes da comunidade se destaca na página principal do site.

Isso ajuda seu site em vários aspectos:

  • Facilita o acesso dos usuários, que poderão acessar aquele site favoritado a qualquer momento e em qualquer lugar com acesso a internet;
  • Ajuda a conquistar novos acessos dos usuários do serviço que não conhecem seu site e o veem destacado;
  • Ajuda no SEO (Search Engine Optimization – Otimização de Serviços de Busca). A quantidade de links de outros sites ao seu afeta sua posição nos mecanismos de pesquisa.

Muitos desses sites oferecem integração com o browser para que você, ao favoritar um link no seu navegador possa sincroniza-lo diretamente com o site.

Existe uma exceção no meio desses sites todos. O Twitter.
O Twitter não é um serviço de Social Bookmarking, e sim um serviço de microblogging. Funciona como um blog mas, com um limite de 140 caracteres para digitar sua mensagem com o tema “O que você está fazendo?“.

Leia Também:   Dicas de etiqueta para navegar na internet

Pode parecer um tanto simples mas leva milhões de pessoas, todos os dias, a atualizar seus perfis em busca de novos seguidores de seus posts.

Agora que já expliquei como funciona esse tipo de serviço, vou listar alguns dos principais sites e suas características:

Del.icio.us – Um dos mais simples e talvez dos mais famosos. É utilizado para bookmarks em geral dividivos em categorias e tags. Bem organizado, facilita a navegação do usuário mais novo através de mini-tutoriais logo na criação da conta. Faz integração com navegadores através de barras de ferramentas e botões(no caso do Firefox). O único porém é que está em inglês e não possui versões em outros idiomas.

Digg – Mesma proposta do Del.icio.us mas, focado em notícias. Ótimo para quem possui sites com notícias sempre atualizadas. Possui também integração com o navegador através de barras de ferramentas. Tem o mesmo problema do Del.icio.us, é em inglês e não possui opção em outor idiomas.

linkTo – Mesma proposta do Del.icio.us. Também possui integração com o navegador via barra de tarefas. O diferencial é que este possui uma versão em português.

Todos eles requerem um registro de usuário simples.

Bom, espero ter conseguido esclarecer a todos o que são e pra que realmente servem estes sites.
Agora entrem, façam cadastro e “bookmarkem” à vontade.

Até a próxima.