Olá amigos. Hoje vou falar um pouco mais de windows server 2003 e algumas terminologias. O mercado para os administradores de rede vem crescendo cada dia mais. Então guarde a dica e entenda mais sobre os objetos de segurança do domínio.

 

Usuários

Conta de usuário é um objeto utilizado com freqüência no gerenciamento do Active Directory. Conta de usuário consiste em todas as informações que definem um usuário, essas informações são classificadas em atributos. Os atributos são números de telefone, email, endereço, nome, entre outros.

Ao criar um usuário seis atributos são definidos, sendo que dois são configurado pelo administrador, cn e SamAccountName, onde o cn é o nome completo do usuário, e SamAccountName é o nome de logon do usuário e os outros quatros são configurados pelo serviço de diretório, Instance Typ, objectCategory, objectCalss, objectSid. Podemos visualizar e modificar qualquer atributo utilizando a ferramenta Adsiedit.msc presente no CD do SO na pasta Support, instale o pacote de ferramentas, lembrando que este recurso esta disponível para Windows 2000 e Windows Server 2003.

Utilizamos diariamente a ferramenta Active Directory Users and Computers para gerenciamento de usuários, criação, mover, excluir, alterar atributos e localizar.

Cada conta de usuário possível quatro tipos de nomes associados, um nome de logon de usuário, um nome de logon do usuário anterios ao Microsoft Windows 2000, um nome de logon principal do usuário e um nome distinto relativo do LDAP (Lightweight directory Access Protocol).

Nome de logon de usuário: Deve ser exclusivo na floresta na qual a conta de usuário foi criada. É utilizado durante o processo de logon. Ex: jvidal

Nome de logon anterior ao Windows 2000: Utilizado para fazer logon em um domínio do Windows onde os computadores que executam sistemas operacionais anteriores ao Windows 2000 usando um nome como o formato Nome do DomínioNome do Usuário. Também é possível utilizar este nome para fazer logon em domínios apartir de computadores que executam o Windows 2000 ou o Windows XP, ou Windows Server 2003. Ex: contosojvidal.

Nome de logon principal de usuário: Consiste do nome de logon do usuário e do sufixo do nome principal do usuário, unidos pelo símbolo de arroba @. O (UPN User Principal Name) deve ser exclusivo na floresta. Ex: jvidal@contoso.msft

Nome distinto relativo do LDAP: Este nome é utilizado para adicionar usuários à rede a partir de um script ou linha de comando. Identifica com exclusividade o objeto em seu recipiente pai. Ex:  CN=jvidal,CN=users,DC=contoso,DC=msft

Pastas Compartilhadas

Objeto de pastas compartilhas consiste na publicação de uma pasta compartilhada na rede. Com a pasta publicada no Active Directory facilita a localização das pasta compartilhadas na rede

Grupos

Utilizamos grupos para simplificar a administração, permitindo conceder permissões para recursos uma vez por grupo e não por cada conta de usuário.

Um grupo é um conjunto de contas de usuário e de computadores, podemos utilizar os grupos separadamente ou pode colocar um grupo dentro de outro, para simplificar ainda mais a administração.

Existe dois tipos de grupos:

Grupos de segurança: São utilizados para atribuir direitos e permissões de usuário a grupos, onde direitos determinam o que os membros do grupo de segurança pode fazer em um domínio ou floresta, já as permissões determinam quais recursos um membro de um grupo pode acessar na rede.

Grupos de didtribuição:Utilizados em aplicações de email, com Microsoft Exchange, para enviar email para conjunto de usuários. Este grupo não tem recursos de segurança, desta forma, não é possível conceder permissão.

Os grupos estão divididos em escopo:

Grupo Global:É um grupo de segurança ou de distribuição que pode conter usuários, grupos e computadores do mesmo domínio que o grupo global. Podemos utilizar grupos de segurança onde os membros podem acessar recursos de qualquer domínio da floresta.

Grupo Universal: É um grupo de segurança ou de distribuição que pode conter usuários, grupos e computadores de qualquer domínio da floresta. Podemos utilizar grupos de segurança onde os membros podem acessar recursos de qualquer domínio da floresta.

Grupo Dominio Local:É um grupo de segurança ou de distribuição que pode conter grupos universais, grupos globais, outros grupos domínio local de seu próprio domino e contas de qualquer domínio da floresta. Podemos utilizar grupos de segurança domínio local onde os membros podem acessar recursos somente no mesmo domínio em que se encontra o grupo domínio local.

Grupo Locais:É um conjunto de contas de usuários ou grupos de domínio, criados em um servidor membro. Podemos utilizar grupos locais onde os membros podem acessar recursos no computador local.

Computadores

Conta de computador ajuda os administradores a gerenciar a estrutura de rede, quando uma conta de computador é criada, o computador pode usar os processos de autenticação avançados como a autenticação para determinar como a auditoria deve ser aplicada e registrada. Todo computador que executa o Windows NT, Windows 2000, Windows XP ou Windows Server 2003 e ingressa em um domínio, possui uma conta de computador. Não é possível criar contas para computadores que executam windows 95, Windows 98, Windows Millennium e Windows XP Home Edition.

Quando uma conta de computador é criada podemos escolher duas opções:

Atribuir esta conta de computador como um computador pre-Windows 2000:Desta forma uma senha aleatória será atrtibuida como a senha inicial para a conta de computador. A senha será alterada automaticamente a cada cinco dias entre o computador e o domínio no qual a conta esta localizada.

Atribuir esta conta de computador como um computador de domínio de backup: Deve-se utilizar em ambiente misto com um controlador de domínio de Windows Server2003 e o BDC do Windows NT 4.0. Depois da conta pode-se adicionar o BDC ao domínio durante a instalação do Windows NT 4.0

Impressoras

Conta de impressora consiste na publicação de uma impressora compartilhada na rede. Com a impressora publicada no Active Directory facilita a localização das impressoras de rede.

Contatos

O objeto contatos é diferente do objeto usuários onde é possível atribuir permissões, já a conta contatos é somente utilizada para informação, onde geralmente é configurada para armazenar informações de telefone, endereço e email.

Trecho retirado: www.itcentral.com.br

Rate this post
Leia Também:   Como descobrir o endereço IP externo do seu computador