Olá leitores! Hoje veremos mais uma dica sobre o Microsoft Access.
Em uma postagem anterior, vimos como criar um formulário de cadastro rapidamente no Access: https://blog.npibrasil.com/index.php/aprenda-a-criar-um-formulario-de-cadastro-no-access-rapidamente/
Neste post, criaremos um relatório de uma forma bem simples e rápida, sendo que o relatório será baseado em uma tabela do banco dados. Lembrando que os relatórios são as telas de impressão do seu banco dados, sendo apenas utilizados para visualização e não para inserção de dados.
Então vamos ao passo a passo:

Primeiramente, selecione a tabela desejada no Painel de Objetos. Acesse a guia Criar, e no grupo Relatórios, clique no botão Assistente de Relatório.

Na próxima janela, selecione os campos que irão compor o relatório; se desejar utilizar todos os campos da tabela, basta clicar na seta dupla e em Avançar.

Na próxima tela, é possível criar níveis de agrupamento. Após efetuar a configuração, basta clicar em Avançar.

Nesta tela, você pode classificar os campos da forma desejada, por exemplo, classificar os registros pela ordem alfabética. Após clique em Avançar.

Escolha o layout do seu relatório e clique em Avançar.

Para finalizar, basta clicar em Concluir.

Pronto, o seu relatório foi gerado!

Obs.: Criando um relatório da forma que foi mostrada nesse post, o Access gera um relatório de todos os registros da sua tabela; se você desejar criar um relatório individual, veja como fazê-lo neste post: https://blog.npibrasil.com/index.php/relatorio-individual-no-access/

Espero que a dica tenho sido proveitosa e até a próxima amigos!

Leia Também:   Inserindo senha em um banco de dados no Access