As teclas de atalho são um recurso muito utilizado no dia a dia de quem convive com informática, visto que elas agilizam muitos procedimentos que são feitos no computador. Por exemplo, no Microsoft Word, existem diversas teclas de atalho, como Ctrl+B, Ctrl+T, Ctrl+Enter e etc. Agora imagine você mesmo criar as suas próprias teclas de atalho, para as ações que você executa com mais frequência no Word; isso é possível através do recurso Macros. Então veja como criar sua própria tecla de atalho no Word:

Acesse a guia Exibição, e no grupo Macros, clique no botão Macros e escolha a opção Gravar Macro.

Nesta próxima caixa de diálogo, digite o nome da macro e clique no botão Teclado, para atribuir essa macro à uma tecla de atalho.

Nesta próxima tela, você deve digitar a tecla de atalho desejada, e depois clicar no botão Atribuir. Obs.: É recomendável criar uma tecla de atalho que ainda não está sendo usada no Word.

Após a definição da tecla, basta clicar em Fechar.

Neste momento, todas as ações que você executar no Word serão gravadas na Macro, então execute o procedimento que você deseja atribuir à tecla de atalho definida anteriormente. Após isso, basta clicar na opção Parar gravação.

A partir desse momento, a sua tecla de atalho já está funcionando; faça o teste e verifique.
Se você quiser visualizar todas as macros criadas no seu Word, clique na opção Exibir Macros.

Observe a caixa de diálogo Macro, onde você pode executar, editar ou até excluir uma macro.

Até a próxima caros leitores!

Leia Também:   Como impedir que um controle ou objeto seja impresso no Excel