Olá pessoal! Neste post veremos como criar uma consulta pelas iniciais de clientes no Access. Essa consulta retornará as informações dos clientes, baseando-se na inicial que você digitar. Com isso, o processo para a pesquisa de clientes se torna mais ágil e prático.
Então vamos ao passo a passo:

A consulta retornará os dados da seguinte tabela chamada Clientes:

Clique na guia Criar, e no grupo Consultas, clique no botão Design da Consulta.

Selecione as tabelas que você utilizará na consulta e clique no botão Adicionar. No exemplo, será utilizada a tabela Clientes.

Neste próximo passo, você deverá inserir os campos desejados na consulta, que no caso, serão os campos que a consulta irá retornar. Para isso, basta você clicar duas vezes sobre cada campo desejado.

No exemplo, todos os campos da tabela foram selecionados.

No próximo passo, será definido o critério para a pesquisa. Como efetuaremos a pesquisa pelas iniciais do nome, na caixa Critério do campo Nome, digite o seguinte texto:
Como [Digite o nome:] &”*”
Obs.: O texto entre colchetes é a mensagem que será exibida no momento da execução da consulta.

Feito isso, basta salvar a consulta. Porém, quando se executa a consulta e digita-se as iniciais, os dados são abertos em modo de edição. Uma solução para esse problema é criar um relatório baseado na consulta criada previamente.
Para isso, primeiramente selecione a consulta, acesse a guia Criar, e no grupo Relatórios, clique no botão Relatório.

Pronto, após isso basta salvar o relatório.

Quando o relatório for aberto, será exibida a seguinte tela requerendo as iniciais do nome:

Após digitar e pressionar OK, veja o relatório que será gerado:

Se quiser saber mais sobre outros tipos de critérios de consulta, veja esse post: https://blog.npibrasil.com/index.php/criterios-de-consulta-no-access/ ou veja também mais dicas sobre Access neste link: https://blog.npibrasil.com/index.php/category/banco-de-dados/access/

Leia Também:   Como atualizar dados em cascata no Access

Espero que esta dica tenha sido útil, e até a próxima!

5/5 - (1 vote)