Se você conhece o resultado que deseja obter de uma fórmula, mas não tem certeza sobre o valor necessário para chegar a esse resultado, use o recurso Atingir Meta.

Por exemplo, ao fazer um empréstimo, possuímos algumas informações como, valor do empréstimo, quantidade de parcelas e valor das parcelas, digamos que com estas informações precisamos descobrir qual é a taxa de juros aplicada. Com o recurso Atingir Meta, seremos capazes de descobrir este valor.

Para que possa entender melhor, utilizarei o exemplo abaixo.

Exemplo 1

Na planilha a seguir vamos descobrir a taxa de juros utilizando o valor do empréstimo, quantidade de parcelas e valor das parcelas.

Veja:


Na célula B4, digite a seguinte fórmula:

=PGTO(B3/12;B2;B1)

Essa fórmula calcula o valor do pagamento. Nesse exemplo, queremos pagar R$ 1000 por mês, porém não digitamos esse valor pois o Atingir Meta determinará a taxa de juros e o mesmo requer que comece com uma fórmula.

  • Explicando a fórmula:

=PGTO(B3/12;B2;B1)

A fórmula faz referência as células B1 e B2 que representam respectivamente, o valor do empréstimo e o período.

A célula B3 faz referência a taxa de juros que deverá ser descoberta pelo Atingir Meta. Como definimos que o pagamento seria mensal e a função PGTO define a taxa de juros anual, então colocamos B3/12.

Vamos aplicar o Atingir Meta.

  1. Clique na guia Dados.
  2. No grupo Ferramentas de dados, clique em Teste de Hipóteses, após clique em Atingir Meta.


  • Aparecerá o seguinte caixa de diálogo:


  1. Em Definir célula, devemos escolher a célula que possui a fórmula que desejamos resolver, neste exemplo é a célula B4, sendo assim, digite B4.

  2. Em Para valor, devemos definir o valor que desejamos atingir, que no caso é o valor da parcela, digite -1000, o valor está negativo, pois é um pagamento.

  3. Em Alternando célula, precisamos definir a célula que deverá ser modificada, digite B3, que é a célula onde deverá ser informada a taxa de juros.

  • Veja como ficou a caixa de diálogo:


  1. Clique em OK.

O valor da taxa de juros será calculado e o valor das parcelas será atingido, -1000.


  1. Para finalizar selecione a célula B3 e aplique o formato de Porcentagem.


Até a próxima dica pessoal!

3.7/5 - (3 votes)
Leia Também:   Entendendo a função Cont.valores do Excel