Olá pessoal!

Hoje tenho uma dica de design no fireworsks. Trata-se do recurso processo em lote, que é usado para padronizar a exportação de diversas imagens. Bem mais fácil que fazer uma de cada vez. Você modificar o tamanho da imagem e a extensão.

Veja aí:

1 – Inicie o Fireworks, clique no menu file/Batch Process, aparecerá a seguinte janela

Janela inicial do Batch Process

2 – Clique nas imagens que deseja e clique em add (adicionar), para selecionar todas as imagens ao mesmo tempo, clique em add all (Adicionar tudo).

3 – Feito isso, clique em next (próximo), na próxima etapa selecionaremos o tipo de processo, que no nosso caso será “Scale”.

Segunda etapa do Batch Process

4 – Agora selecione “Scale” e clique em add.
5 – Logo abaixo, em Scale, você verá 3 opções: Scale to Size, Scale to Fit Area e Scale to Percentage.Veja a função de cada opção:

• Scale to Size: Em Scale to Size, você poderá definir o tamanho das imagens aplicando um valor a Width (Largura) e a Height (Altura). Vale lembrar que caso você deixe um dos valores em branco, o Fireworks irá fazer uma medida proporcional automaticamente. Veja:

Função Scale to Size

• Scale to Fit Area: Em Scale to Fit Area, você poderá ajustar a área total das imagens aplicando um valor a Max width (Largura máxima) e a Max height (Altura máxima), veja:

Função Scale to Fit Area

• Scale to Percentage: Em Scale to Percentage, você poderá ajustar o tamanho das imagens através de Porcentagens, exemplo: uma imagem de 800×600 pixels, aplicando Scale to Percentage de 50% ela ficará com o tamanho de 400×300 pixels, veja:

Função Scale to Percentage

6 – Após apresentadas todas as opções que o Scale oferece, vamos conhecer o próximo passo. Após escolher a melhor opção das apresentadas acima, clique no botão Next. Irá aparecer a seguinte tela:

Leia Também:   Verificando Ortografia Rapidamente no Excel

7 – Em Batch output você terá as seguintes opções:

• Same location as original file: Nesta opção, você salvará as imagens no mesmo local onde estão as imagens originais, ou seja, neste opção você irá sobrescrever os arquivos originais.
• Custom location: Nesta opção, você poderá escolher um novo local (ou pasta) onde deverão ser salvas as imagens.
• Backups é usado caso seja necessário fazer uma cópia dos arquivos originais que foram usados. Você terá as seguintes opções:
• Overwrite existing backups: Nesta opção, você ira sobrescrever os backups existentes (caso eles existam ou não).
• Incremental backups: Nesta opção, só serão criados os backups.
• Obs.: Os Backups podem ser ou não utilizados, depende da necessidade de cada um.

8 – Nós marcaremos em Batch output a opção Same location as original file.
9 – Na opção Backups que já está marcada nós selecionaremos “Overwrite existing backups”
10 – Após escolhida as opções desejadas, clique no botão Batch para aplicar o processo.
11 – Irá aparecer a seguinte janela, mostrando que o processo foi completado.

Final do Batch Process

• Neste exercício, vimos a utilização de um dos recursos do Processo em Lote que poderão ser muito úteis caso seja necessária a modificação de tamanho de imagens para diversas finalidades.
• Vá à pasta onde estão as suas fotos e repare que foi criada mais uma pasta, onde estão as imagens originais repare que as que imagens estão com o tamanho maior.