Formatar capa de trabalho nas normas ABNT. ABNT é Associação Brasileira de Normas Técnicas, aplicar essa regra é algo obrigatório em qualquer trabalho acadêmico (TCC, monografia, artigos científicos e etc). As normas ABNT padronizam a forma como os trabalhos acadêmicos devem ser escritos e formatados, várias são as regras que devem ser seguidas para diferentes partes do trabalho, essas regras auxiliam na produção dos trabalhos acadêmicos como TCC, monografias, artigos científicos e etc.

Na realidade as normas da ABNT visam determinar um padrão nos trabalhos, facilitando assim a avaliação dentro de um mesmo parâmetro. As principais normas da ABNT que tratam dos trabalhos acadêmicos são: NBR 14724, de 2011, que especifica os princípios gerais para a elaboração e formatação dos trabalhos acadêmicos e sua divisão em partes pré-textuais, textuais e pós-textuais; a NBR 10520, de 2002, que regulamenta a apresentação das citações quanto à sua forma; a NBR 6023, de 2002, que trata da indicação das referências utilizadas no trabalho e a NBR 6024, de 2003, que apresenta o sistema de numeração progressiva das seções de um documento escrito.

Imaginou cada um seguindo o seu próprio padrão de capa? A capa é importante e deve estar seguindo as normas da ABNT, deste modo, torna o seu trabalho acadêmico impecável, quando se fala coerência, organização e qualidade. A capa é imprescindível para o sucesso do seu trabalho acadêmico, pois nela contém informações de identificação do projeto e informações sobre o Autor do projeto. A capa não está legal? Com certeza sua avaliação não será das melhores!

Para os alunos é extremamente importante conhecer as regras da ABNT e saber como aplicá-las em seus trabalhos acadêmicos, pensando nisso, faremos vários artigos ensinando como aplicar as normas ABNT, utilizando como ferramenta o Word. Na dica de hoje veremos como formatar uma capa para trabalho nas normas ABNT de forma bem prática, você verá em nossos artigos que as normas ABNT não são nenhum bicho de sete cabeças.

Leia Também:   Formate trabalhos nas normas ABNT com Fastformat

Antes de aplicarmos para valer a formatação da capa seguindo as Normas ABNT, vamos entender como uma capa ABNT precisa ser estruturada, quais itens compõem a mesma e qual a formatação que deve ser aplicada para qual item.

Estrutura e Normas para Capa de Trabalho ABNT

A capa seguindo as regras ABNT, possui uma estrutura que deve ser seguida a risca. Veremos a seguir quais itens fazem parte dessa estrutura e como cada uma deve ser formatada. Veja como deve ser a estrutura de uma capa de trabalho.

  • Nome da Instituição
  • Nome do curso
  • Nome do aluno (pessoa que realiza o trabalho)
  • Título
  • Subtítulo
  • Cidade onde o projeto ou estudo foi realizado
  • E ano de apresentação do trabalho.

Veja agora o que é cada item e como cada um deve ser formatado.

Estrutura de capa nas Normas da ABNT: Nome da Instituição de Ensino

O nome da instituição possui como padrão, vir logo no início da página e logo abaixo do nome da instituição, geralmente pode o tipo de curso como, Graduação, Pós-Graduação ou Mestrado, a formatação destes itens devem seguir a mesma formatação do Nome da Instituição. Veja abaixo como deve ser a formatação deste item:

Fonte: Arial ou Times New Roman.

Alinhamento: Centralizado

Estilo da Fonte: Negrito

Tamanho da fonte: 14

Caracteres: Maiúsculos

Estrutura de capa nas Normas da ABNT: Nome do Autor ou Aluno

O nome do Autor deve vir logo abaixo do nome da Instituição e deve ser exibido todo em “Caixa Alta”, ou seja, com as letras maiúsculas. Veja a formatação para esse item:

Fonte: Arial ou Times New Roman.

Alinhamento: Centralizado

Estilo da Fonte: Negrito

Tamanho da fonte: 14

Leia Também:   Como formatar dedicatória nas normas ABNT

Caracteres: Maiúsculos

Perceba que aqui a formatação é a mesma do Nome da Instituição.

Estrutura de capa nas Normas da ABNT: Título

O Título segue o mesmo padrão de formatação dos itens anteriores, configura logo abaixo:

Fonte: Arial ou Times New Roman.

Alinhamento: Centralizado

Estilo da Fonte: Negrito

Tamanho da fonte: 14

Caracteres: Maiúsculos

Perceba que aqui a formatação é a mesma do Nome da Instituição.

Estrutura de capa nas Normas da ABNT: Subtítulo

O subtítulo segue o mesmo padrão de fonte do Título, apenas o que muda é que os caracteres devem ser minúsculos, com apenas a primeira letra em maiúsculo e sem negrito, deve ser inserido logo abaixo do título, confira a formatação:

Fonte: Arial ou Times New Roman.

Alinhamento: Centralizado

Estilo da Fonte: Normal

Tamanho da fonte: 14

Caracteres: Minúsculos – Apenas um primeiro caractere da sentença deve ser maiúsculo.

Estrutura de capa nas Normas da ABNT: Nome da Cidade e Ano

O nome da cidade deve vir na parte inferior da capa e com alinhamento centralizado, as letras devem estar maiúsculas (caixa alta). Além disso vem acompanhada do ano em que o trabalho foi apresentado.

Veja agora na prática como

Como formatar capa de trabalho nas normas ABNT usando o Word

Passo 1: Vamos primeiramente configurar as margens do documento, para isso, clique na guia layout da página, clique em Margens e depois em Margens Personalizadas.
Capa de trabalho nas normas ABNT
Passo 2: Configure as margens superior e esquerda como 3 cm e inferior e direita como 2 cm.
Capa de trabalho nas normas ABNT
Passo 3: Nessa mesma janela, clique na guia papel e confira se está configurado para A4.
Capa de trabalho nas normas ABNT
Passo 4: Na aba Layout, coloque 2 cm em cabeçalho e rodapé.
Capa de trabalho nas normas ABNT
Passo 5: Agora vamos escrever o nome da Instituição. Digite o nome da Instituição, deve ser escrito todo maiúsculo, em seguida, selecione o texto.

Leia Também:   Como traduzir textos para outros idiomas no Word

Passo 6: Clique na Guia página inicial, defina a fonte como Arial e tamanho 12. Clique em Negrito e no botão centralizar.

Capa para trabalho nas normas ABNT
Capa de trabalho nas normas ABNT
Passo 7: Clique em Parágrafo, defina espaçamento antes e depois como 0 e espaçamento entre linhas como 1,5 linhas. Clique em ok.

Capa de trabalho nas normas ABNT

Passo 8: Habilite o mostrar tudo, localizado na guia página inicial, essa opção nos ajudará a controlar melhor quantos parágrafos nós já utilizamos.

Capa de trabalho nas normas ABNT

Passo 9: Pressione Enter duas vezes e digite o nome do autor do trabalho, a formatação é a mesma, utilizada anteriormente.

Capa de trabalho nas normas ABNT

Passo 10: Pressione 12 vezes a tecla Enter e digite o título do trabalho e subtítulo, caso exista. O título deverá estar com a letra maiúscula, em negrito, centralizado, a fonte é Arial com tamanho 14. O subtítulo segue a mesma formatação do título, porém não deve estar maiúsculo.
Capa de trabalho nas normas ABNT
Passo 11: Pressione 12 vezes a tecla Enter para criar mais parágrafos, você digitará o local e o ano. A fonte deverá ser Arial, tamanho 12, centralizado e com a letra maiúscula.
Capa de trabalho nas normas ABNT

Passo 12: Por fim remova os símbolos de parágrafo clicando no botão mostrar tudo, localizado na guia página inicial.

Capa de trabalho nas normas ABNT

Modelo de Capa de Trabalho formatada na norma ABNT 14724

Baixe o modelo de capa de trabalho no Word capa-para-trabalho.docx

Capa ABNT formatada, agora vem o restante das regras dos trabalhos acadêmicos

A capa é a primeira visualização do seu trabalho, então é muito importante que esta esteja no padrão correto e assim o seu trabalho terá uma boa impressão logo de primeira. Se você ainda está iniciando o seu trabalho ainda tem muita coisa para construir e formatar. Aqui demonstramos diversos artigos para completar o seu trabalho demonstrando como formatar corretamente os espaços, margens, dedicatórias, notas, numeração de páginas e etc.

Capa de trabalho nas normas ABNT no Word
4.1 (81.33%) 15 votes