Congelar linhas no Excel facilita a visualização dos dados em uma planilha, principalmente quando a planilha possui uma grande quantidade de dados e poder que o usuário fique um pouco perdido ao rolar esses dados e não saber mais ao que se refere aquele dado. Criar planilha é muito mais que inserir fórmulas e cálculos, existem pontos importantes que devem ser sempre observados, como por exemplo a segurança e principalmente a navegação e visualização dos dados, pois uma das principais funções do Excel é a análise de dados, então existem recursos que otimizam esses quesitos.

Para congelar linhas no Excel, vamos utilizar o recurso Congelar Painéis. O recurso fixa uma linha ou coluna e permite que essa linha ou coluna acompanhe a rolagem da planilha, permitindo que o usuário, fazendo assim que o usuário sempre saiba que dado é aquele que está vendo através do campo.

Como congelar linhas no Excel

Passo 1: Abra a sua planilha do Excel, selecione o intervalo que deseja congelar, geralmente utilizamos o cabeçalho da planilha.

congelar linhas no Excel

Passo 2: O procedimento agora é bastante simples, clique guia exibição, clique no botão Congelar painéis e em seguida, clique novamente em Congelar painéis.

congelar linhas no Excel

Passo 3: agora role a planilha e veja que a parte superior, um bloco está congelado, fixo

Passo 4: Para remover, basta voltar na guia Exibição, clicar em Congelar Painéis novamente e depois clicar em Descongelar Paineis.

congelar linhas no Excel

Passo 5: Você pode também congelar apenas a linha superior, assim a página rola normalmente e apenas alina superior fica fixa e não um bloco. Para isso, acesse a guia Exibição, clique em Congelar Painéis.

Passo 6: Clique em Congelar Linha Superior e veja que apenas a primeira da sua planilha ficou congelada, fixa.

congelar linhas no Excel

Passo 7: Para remover basta voltar em congelar painéis na guia Exibição e clicar em Descongelar Paineis.

congelar linhas no Excel

Assim fica muito mais fácil visualizar os dados em uma planilha com um volume grande dados através do recurso Congelar Painéis.

Leia Também:   Como fazer uma limpeza no Outlook 2013 sem perder e-mails