Criar lista suspensa no Excel permite uma melhor visualização e inserção de dados em sua planilha, pois padroniza os dados que serão inseridos em sua planilha, que geralmente é um grande problema, pois cada pessoa pode colocar o mesmo dado escrevendo-o de várias maneiras, sendo assim, quando você gerar um relatório por exemplo, ou simplesmente dseja fazer uma consulta através de uma procv ou de qualquer outra forma de pesquisa, você não terá dados confiáveis e ficará realmente difícil analisar os dados corretamente.

Através de uma lista suspensa no Excel, você ter à uma lista predefinida, onde os usuários terão que selecionar uma opção definida por você, sendo assim, não terão como digitar nenhum dado, mantendo assim a confiabilidade dos dados, padronizando a inserção das informações em sua planilha.

Para inserirmos uma lista suspensa, vamos utilizar intervalos nomeados e o recurso de validação. Veja nos passos a seguir como criar essa lista.

Como criar uma lista suspensa no Excel

Neste exemplo vamos utilizar o Excel 2016, mas o procedimento é o mesmo para o Excek2013, 2010 e 2007, vamos criar uma lista planilha relacionada uma pesquisa de votos, vamos criar uma lista padrão com o nome dos candidatos.

Passo 1: O primeiro passo é inserir a lista que deseja em uma coluna separada.


Passo 2: Agora vamos nomear a lista para que facilite ao acesso da mesma na criação da lista suspensa, sendo assim, não precisaremos ficar verificando em qual intervalo estão nossos dados. Selecione a sua lista, na caixa de nome defina um nome para a sua lista e pressione ENTER na sequência.

lista suspensa no Excel

Passo 3: Agora vamos criar a nossa planilha de pesquisa, no exemplo a seguir quero inserir o candidato respondido pelo entrevistado, pela lista suspensa e não digitar. Então vamos lá, selecione o intervalo que exibirá a lista suspensa.

lista suspensa no Excel

Passo 4: Vamos agora criar lista suspensa, clique na guia Dados, clique em Validação de dados.

lista suspensa no Excel

Passo 5: Em permitir escolha a opção Lista.

lista suspensa no Excel

Passo 6: Em fonte vamos colocar a lista que nomeamos anteriormente, então coloque na caixa fonte: =candidatos

lista suspensa no Excel

Passo 7: Sua lista suspensa já está criada, você pode agora apenas criar uma mensagem de erro, caso um usuário tente inserir algo que não está na lista. Clique na aba Alerta de erro, em seguida configure a sua mensagem de erro.

lista suspensa no Excel

Passo 8: Clique em Ok e veja a sua lista.

lista suspensa no Excel

Espero que tenham gostado e que eu possa realmente ajudado.

Não deixe de inscrever-se em nossa Newsletter e fique ligado em nossas dicas.