Olá caros leitores! Nesta postagem veremos como criar um subformulário no Access. Esse recurso é muito interessante, pois permite uma sincronia maior entre todos os dados do seu BD. Veremos essa utilidade em um exemplo de uma Clínica Veterinária, onde existirá a princípio uma tabela de Clientes e Animais. Ao invés de criar 2 formulários, um para cada tabela, será criado um formulário para Clientes, e um subformulário para Animais. Com isso, ao invés de o usuário precisar efetuar cadastro em 2 formulários, tudo isso poderá ser feito em apenas 1.

Primeiramente, é importante que exista um relacionamento do tipo Um para Vários, pois o formulário será a tabela do lado Um do relacionamento, e o subformulário será a tabela do lado Vários do relacionamento. O campo de vínculo será os campos que se relacionam entre as duas tabelas, sendo neste caso o campo Código do Cliente.

Crie um formulário para a tabela Clientes, e depois abra-o no Modo Design. Obs.: Se tiver alguma dúvida quanto à criação de um formulário, veja neste post: https://blog.npibrasil.com/index.php/aprenda-a-criar-um-formulario-de-cadastro-no-access-rapidamente/

Expanda o detalhe do seu formulário, e arraste a tabela do lado Vários para dentro dele.

Aparecerá uma janela para configurar quais campos vinculam o formulário ao subformulário. Basta selecionar os campos do relacionamento. Após basta clicar em Concluir.

O subformulário já foi criado:

Com o formulário já aberto no modo de cadastro, é interessante ocultar o campo do lado Vários do relacionamento, pois ele já aparece no formulário, tornando a informação redundante. Basta clicar com o botão direito em cima dele, e após clicar em Ocultar Campos.

Observe que só são mostrados os animas do Cliente com o código 1:

E agora do Cliente com o código 2:

Leia Também:   Como definir valores padrões de cadastro para um campo no Access

É importante frisar que você pode cadastrar clientes e animais normalmente, apenas utilizando este formulário. Ele vincula o animal ao cliente automaticamente. Por exemplo, se você efetuar o cadastro de um Cliente, e no subformulário cadastrar 3 animais, o Access relaciona automaticamente os 3 animais ao Cliente.

Espero que esta dica tenha sido útil pessoal. Estamos disponíveis para dúvidas e sugestões. Até a próxima!

Como criar um subformulário no Access
5 (100%) 1 vote