Olá, leitores!!!

Vamos a mais um post sobre o Project?!

Este assunto é de extrema importância para qualquer planejamento, independente do tamanho e complexidade do projeto.

Quem nunca se planejou para algum evento e só depois de combinado lembrou que já havia outro compromisso? Ou descobriu que cai, ou passa por um feriado?

Neste post vamos tratar sobre como evitar que tais “imprevistos” interfiram no sucesso do projeto, usando um recurso chamado Alterar período de trabalho, no MS Project, ou Alterar período útil. Como exemplo, usaremos um suporto congresso que acontecerá nos dias 26 e 27 de setembro de 2013, onde os participantes do projeto estarão presentes, não havendo assim trabalho efetivo nas tarefas do projeto em andamento. Ou seja, os dias 26 e 27 de setembro são tidos como período não útil do projeto.

Perceba no plano de projeto fictício abaixo a sequência de execução das tarefas, seus vínculos e as datas de início e término, principalmente das fases do projeto. O projeto deverá iniciar em 23/09/2013 e terminar em 03/10/2013, porém, conforme citado acima, isto não corresponde à realidade, já que há trabalho previsto para os dias 26 e 27/09/2103. Vamos às configurações, então:

Na aba Projeto, no grupo Propriedades, clique em Alterar período de trabalho. A seguinte caixa de diálogo aparecerá:

Na parte superior, na caixa Para calendário:, verifique se o calendário do projeto está selecionado, já que o período não útil a ser definido é para o projeto por completo.

No calendário, no centro da caixa de diálogo, procure as datas desejadas e as selecione, mas só faça isso se as datas desejadas estiverem próximas, como é o nosso caso. Se não, deixe para digitar nos campos correspondentes no próximo passo.

Leia Também:   Como alterar período de trabalho no calendário do projeto

Logo abaixo, na aba Exceções, clique na primeira célula em branco da coluna Nome e digite o nome do motivo da exceção, neste caso: Congresso Nacional de Gestão de Projetos.

Ao pressionar Tab, as datas de Início e Concluir serão preenchidas automaticamente conforme sua seleção anterior, caso não tenha escolhido qualquer período, este é o momento de decidir quando o período não útil começa e quando termina, selecionando as datas nos respectivos campos.

Clique em Ok para confirmar a definição do período não útil.

Veja na imagem abaixo o que aconteceu com o plano de projeto. Houve uma extensão do projeto como um todo, já que a tarefa “Tarefa 3” que, incialmente seria executada nos dias 26 e 27/09/2013, foi “empurrada” para os próximos dias úteis disponíveis, que foram os dias 30/09/2013 e 01/10/2013, levando o projeto a ter o término em 07/10/2013, diferente de 03/10/2013 previsto anteriormente.

Com toda essa diferença, 4 dias a mais para o término do projeto, podemos concluir o quão é importante que o período não útil do projeto seja corretamente configurado, ajudando a garantir o sucesso do projeto.

Espero ter podido contribuir um pouquinho mais com este pequeno post.

Não deixem de fazer seus comentários, críticas e sugestões, e colocar suas dúvidas. Estamos aqui para melhorar sempre e o motivo é você que está aqui para trocarmos nossos conhecimentos.

Obrigado e até o próximo!

Quer saber como o MS Project funciona? Faça nosso curso sem sair de casa! Conheça nossa página: http://ti.npibrasil.net/project.aspx