Olá pessoal! Hoje veremos como definir uma máscara de entrada para um campo no Access. Você pode utilizar esse recurso para padronizar o cadastro de campos como: CPF, Telefone, Data de Nascimento, RG, CEP e etc. Esses campos podem causar confusão para o usuário no momento do cadastro, por exemplo, em um campo Telefone, muitas pessoas podem optar por digitar os parênteses da operadora, porém outras podem não optar, isso causaria uma inconsistência de dados. Com o recurso Máscara de Entrada, o desenvolvedor pode padronizar o cadastro desses campos, facilitando para o usuário e para ele. Então vamos aos procedimentos:

A tabela abaixo é a que será utilizada no exemplo. Será definida uma máscara de entrada para o campo CPF.
Para isso, selecione o campo CPF, como mostra a imagem abaixo:

Na tela Propriedades dos Campos, que fica na parte inferior da tela, clique nos três pontinhos  da opção Máscara de entrada.

Nesta próxima tela, você escolherá a máscara de acordo com o campo utilizado.
Há também um espaço para você testar a máscara de entrada, que fica na barra Experimente:. Após, basta clicar em Avançar.

Nesta tela, você pode alterar a máscara, o que na maioria das vezes não é necessário. Depois clique em Avançar.

Nesta próxima tela, é necessário definir como os dados serão armazenados. A segunda opção é a mais interessante, visto que o programa apenas armazenará os números, dessa forma, evitando o armazenamento desnecessário de caracteres. Após clique em Avançar.

Agora, basta você clicar em Concluir.

Veja como ficará o campo no momento do cadastro:

E depois de cadastrado:

Espero que essa dica tenha sido útil, e até a próxima leitores.

4/5 - (3 votes)
Leia Também:   Aprenda a criar uma consulta pelas iniciais de clientes no Access