Numerar páginas do TCC a partir da introdução nas normas ABNT é algo que desespera muitas estudantes, muito se deve pela falta de conhecimento no Word. Em um trabalho acadêmico, as primeiras páginas não devem ser numeradas e isso se torna uma grande dor de cabeça, pois você não encontra muito fácil como resolver esse problema dentro do próprio, Word. Alguns usuários tentam utilizar Gambiarras rs, para tentar resolver a questão, mas a verdade é que existe um recurso próprio para isso e que em poucos passos você consegue numerar as páginas do seu TCC sem grande dificuldade, o recurso se chama, Quebra de Seção.

O recurso consiste em dividir o seu documento em dois, ou seja, em duas seções, os documentos ficam desvinculados, então a numeração de páginas que está em uma seção não interfere na outra seção, então assim fica bem fácil.

Veja nos passos a seguir como numerar páginas a partir da Introdução

Veja também: Como formatar parágrafos nas normas ABNT

Como Numerar páginas do TCC a partir da introdução

Passo 1: Abra o seu trabalho do TCC no Word, clique na sua página de introdução. Nessa página vamos realizar a quebra, a separação entre os documentos, o que tiver antes da introdução, incluindo ela, é um documento e o que tiver depois dela será outro documento.

Numerar páginas do TCC a partir da introdução

Passo 2: Clique na guia Layout da página ou Layout no caso do Word 2016, clique em Quebras e em seguida, clique em P´roxima página, veja na imagem a seguir o procedimento.

Numerar páginas do TCC a partir da introdução

Passo 3: Agora voc~e precisar á desvincular o cabeçalho e rodapé na parte de desenvolvimento em relação a Introdução. Clique na guia Inserir, depois Cabeçalho. Clique em Editar Cabeçalho.

Leia Também:   Aprenda como usar um cabeçalho e rodapé para impressão de planilhas no Excel

Numerar páginas do TCC a partir da introdução

Passo 4: Será habiltadopara você a guia Design, o curso deve estar selecionado no cabeçalho da página de Desenvolvimento, desmarque a opção Vincular ao anterior. Desmarcando essa opção você está desvinculando o cabeçalho do desenvolvimento em relação a introdução, sendo assim, a numeração de página ou qualquer outra coisa que estiver no cabeçalho do desenvolvimento não aparecerá na Introdução.

Numerar páginas do TCC a partir da introdução

 

Passo 5: Você dever fazer o mesmo no rodapé, então clique no rodapé da página de Desenvolvimento, na guia Design, desmarque a opção vincular ao anterior.

Numerar páginas do TCC a partir da introdução

Passo 6: Pronto, agora você numerar as páginas sem problema, clique na Inserir, em seguida, clique em Número de página. Escolha o formato da numeração de página que deseja.

Numerar páginas do TCC a partir da introdução

Agora ficou muito mais fácil numerar páginas do TCC ou monografia.

Como Numerar páginas do TCC a partir da introdução
4.4 (88.73%) 55 votes