Olá pessoal!

Na dica de hoje, estaremos vendo uma ferramenta nativa do Windows. Trata-se do Gravador de Passos. É muito utilizado para a criação de tutoriais, procedimentos em apostilas ou até mesmo para registrar determinados problemas que podem ocorrer com o computador.

O gravador de passos é um simples programa capaz de gravar tudo que você faz no computador, efetuando capturas de tela (PrintScreen) de cada clique que o mouse efetuar.

Para executar o programa, na pesquisa do Windows, digite Gravador de passos. Este procedimento pode ser executado digitando psr na caixa de diálogo Executar, que pode ser acessada através da combinação de teclas Win+R e o programa será aberto.


Para iniciar o processo de gravação do seu relatório, clique em Iniciar Gravação, ou utilize a combinação de teclas Alt + A e minimize a janela do “Gravador de Passos” para que ele não apareça no seu relatório de atividade.


Agora, a cada clique que você der com o mouse (botão direito ou esquerdo), o programa irá registrar a descrição do passo e a tela no relatório final.

Caso você queira destacar alguma área, existe a possibilidade de adicionar um comentário. Para isso, Clique em Adicionar Comentário, que pode ser acessado pela combinação de teclas Alt + C.

Selecione a região que deseja realçar. Depois descreva o problema na janela de comentário.

Após registrar todas as atividades, clique em Parar Gravação. Você será solicitado a inserir um nome para o seu arquivo e definir um local para salvá-lo.

Note que é gerado um arquivo compactado, facilitando o envio por e-mail.

O conteúdo do ZIP é somente um arquivo, que pode ser aberto em qualquer navegador de internet.

Até a próxima pessoal!

Leia Também:   Como particionar o seu HD no Windows 8?