Bom Dia,

Pessoal estou trazendo mais uma dica de Linux, essa dica é a forma mais fácil e agil de avisar a todos os usuários conectados a um determinado servidor que o mesmo está em manutenção ou será reiniciado.

Já parou para pensar em ter que sair de onde você está para avisar a todos os usuários da rede que o servidor vai ficar fora por um período?

Não seria muito melhor se o próprio servidor avisasse a todos os usuários?

Então abaixo estarão alguns exemplos:

# shutdown -r +3 “O servidor sera reiniciado em 3 minutos. Obrigado pela compreensao.”

Visto que dado o comando shutdown -r +3 <mensagem_personalizada> (este 3 é exemplo, pois você pode escolher o tempo, pode ser 1, 2, 3, 4, 5 etc minutos), você estará mandando o servidor reiniciar em 3 minutos e está mandando ele avisar a todas as estações através da mensagem que você escreveu.

# shutdown -h +3 “O servidor sera desligado em 3 minutos. Obrigado pela compreensao.”

Visto que dado o comando shutdown -h +3 <mensagem_personalizada> (novamente, este 3 é apenas um exemplo, pois você pode escolher o tempo) você estará mandando o servidor desligar o servidor em 3 minutos e está mandando ele avisar a todas as estações através da mensagem que você escreveu.

Com esses comandos você economiza o seu tempo, agiliza o seu trabalho e evita problemas do tipo: “Poxa ninguém me avisou nada, perdi tudo o que eu estava fazendo”.

Se, por ventura for necessário cancelar o comando (quando ele ainda estiver dentro do tempo estabelecido por você), basta dar o comando <Ctrl> + <c> e você vai ver que aparecerá a mensagem “Shutdown cancelled.”.

Evitem usar acentuações e caracteres como ” e ç nas mensagens, pois geralmente a mensagem aparecerá errada.

Rate this post
Leia Também:   Descubra qual é o problema do computador e aprenda como fazer manutenção de PCs.