Excel para concursos, é para algumas pessoas uma grande dor de cabeça, pois geralmente se preocupam mais com a parte técnica exigida pelo concurso, os assuntos relacionados a profissão que almejam, mas hoje é difícil encontrar alguma área do mercado de trabalho onde não seja necessário o mínimo de conhecimentos em Informática. O Excel é exigido na grande maior dos concursos, pois junto com o Word é o programa mais utilizado, em ambientes corporativos, governamentais, por isso conhecimento nessa ferramenta é fundamental, O Excel possui uma gama de ferramentas e funções para as mais diversas funcionalidades, objetivos e mercados diferentes, mas existem aquelas básicas que são cobradas, vamos listar 5 funções do Excel para concursos importantes que você precisa conhecer.

As funções Soma, Média, Máximo, Mínimo e Se e Procv, são funções que para alguns são rotineiras e até básicas, mas que são muito importantes para quem prestará algum concurso que exige conhecimento em informática.

Mas chega de falar, você já entendeu a importância do Excel para concurso, então vamos entender e botão a mão na massa.

Excel para Concursos: 6 Funções do Excel que você deve saber

FUNÇÃO SOMA

A Soma é uma função básica e é bem fácil de ser aplicada, a função permite você somar um intervalo com mais facilidade, permitindo que faça Variações. No exemplo a seguir preciso somar as vendas do mês de Janeiro, então para isso utilizei a função =Soma(B2:B4), o : é utilizado para definir um intervalo, ou seja, estou dizendo para o Excel que ele deve somar da célula até B4.

Excel para Concursos

Vejamos outro exemplo, vou substituir o dois pontos por ; ponto e vírgula, =Soma(B2;B4), dessa maneira estou dizendo que desejo somar as células B2 e B4, descartando assim a B3, pois não estou pegando o intervalo e sim a B2 e B4, repare que apenas as células B2 e B4 ficaram selecionadas na planilha.

Leia Também:   Conheça os principais atalhos do Excel para concursos

Excel para Concursos

Outra maneira seria realizar uma fórmula básica, parecido com uma calculadora, onde vou somar as células sem uma função. Veja a fórmula: =B2+B3+B4

Excel para Concursos

FUNÇÃO MÉDIA

A função Média facilita e muito o cálculo de médias, pois dispensa ter que somar os números e depois dividir, a função já faz isso. A sua aplicação bem simples assim como, a Soma, basta digitar selecionar o intervalo que deseja aplicar a média.

No Exemplo abaixo descobrir das vendas do mês de Janeiro para isso utilizarei a fórmula = Média(B2:B4), sendo assim, estou dizendo ao Excel que quero a média da célula b2 até b4, visto que utilizamos o dois pontos.

Excel para Concursos

Se eu desejo tirar a média do mês de janeiro apenas do João e Carlos, preciso então substituir os dois pontos por ponto e vírgula, veja a fórmula: =Média(B2;B4) e assim o Excel não pega todo o intervalo.

Excel para Concursos

FUNÇÃO MÁXIMO

A função descobre em um intervalo selecionado com é o maior valor, é bem simples de ser aplicada, assim como nos exemplos anteriores, vamos descobrir qual foi a maior venda do mês de Janeiro, para isso utilizarei a fórmula: = Máximo(B2:B4)

Excel para Concursos

Caso queira descobrir o valor entre células intercaladas, utilize o ponto vírgula assim como foi feito nos exemplos anteriores.

Excel para Concursos

FUNÇÃO MÍNIMO

A função Mínimo é o oposto da Máximo, ela retorna o menor valor em um intervalo.

No Exemplo abaixo eu informei ao Excel que desejo descobri no intervalo de B2 até B4 qual é o menor valor, ou seja, a menor venda. Utilizei a fórmula: =Mínimo(B2:B4)

Excel para Concursos

Caso queira descobrir o menor entre células intercalar coloque ponto e vírgula no lugar de dois pontos.

Excel para Concursos

FUNÇÃO SE

A função se é uma das funções mais importantes do Excel pois através dela temos inúmeras possibilidades de criação, de controle e análise de dados e conhece-la é fundamental para qualquer usuário que utilizará o Excel. A função se é condicional, e nos permite obter resultados através de inúmeras condições combinadas

Leia Também:   Função Dia da Semana no Excel

Para entender esta função indicarei três dicas de nosso blog, que aborda muito bem a função Excel em suas diversas formas, desde a simples até a função Se composta com diversas condições e aninhada com as função E e OU.

Função Se Parte 1:

Função Se Parte 2:

Função Se Parte 3:

FUNÇÃO PROCV

A função PROCV é uma função de pesquisa do Excel e que é muito utilizada para planilhas de diversos seguimentos. A Procv faz uma pesquisa no formato vertical, a informação buscada é obtida através de colunas, onde é necessário um argumento, um critério para que a informação seja retornada, por exemplo quero pesquisar um nome de cliente, para isso utilizarei o seu CPF como argumento (critério)

Veja na dica do nosso blog como utilizar a função Procv.

Entendendo a função Procv:

Então fica essa dica dessas importantes funções do Excel para concursos, espero que tenha ajudado você em seus estudos e estaremos preparando novas dicas relacionadas ao assunto não deixe de assinar nossa Newsletter para receber nossas dicas, fique ligado!

Bons estudos a todos e até a próxima dica!