Neste post você irá conhecer um pouco desse software e o que poderá fazer com sua utilização. Também irei apresentar algumas das novidades mais interessantes que o Fireworks CS3  trouxe para facilitar nosso trabalho.

O Ambiente Fireworks

O Fireworks deixa simples o processo de criação, editoração e otimização de imagens para a Web. Seguindo o tradicional, designers da web utilizam uma ferramente de bitmap como o Photoshop para criar imagens, um programa de desenho baseado em vetores para criar texto e uma combinação de filtros, utilitários e shareware para aplicar efeitos e criar mapas de imagem e animações.

Fireworks possibilita a combinação de vetores e bitmaps, a aplicação de efeitos Live Effects, a otimização de paletas e a visualização da qualidade da imagem. Portanto com ele não há necessidade de alternar para outros programas e utilitários, ele é a solução para a criação e otimização de imagens para a Internet.

Utilizando o Fireworks, você pode dividir suas imagens criadas ou até seus sites para com isso mesclar tipos de compactação e formatos de arquivos para transferências muito rápidas.

Também é possível incorporar efeitos de rollover em imagens divididas, definir blocos de texto como GIFs, colocar fotos como JPEGs totalmente coloridos e gerar automaticamente uma tabela HTML para reorganizar suas imagens divididas.

Ele também gera o JavaScript para efeitos de rollover, incluindo pré-carregamentos de imagens para ação rápida quando o mouse se move sobre o botão.

Algumas pessoas apelidaram o FW de “O patinho feio” da área, mas a versatilidade do Fireworks vai deixar seus esforços agradáveis e com uma qualidade impecável…

NOVIDADES DO FIREWORKS CS3
Novos Filtros e Efeitos

Efeitos de iluminação, sombra e texturas, incluindo sete novos modos de camada do Adobe Photoshop.

Integração

Como novidade temos a possibilidade de importar arquivos do Adobe Photoshop CS3, preservando todas as camadas e efeitos, além da possibilidade de salvar arquivos no formato .PSD. Outro programa que faz parte desta integração é o Adobe Illustrator, onde todos os objetos vetoriais e cores também são preservados.

Leia Também:   Simplesmente CSS

Biblioteca Comum

A versão CS3 conta com uma biblioteca de ferramentas para criação de formulário diretamente no arquivo PNG.

Escala Inteligente

Inúmeras vezes gostaríamos de aumentar o tamanho da área de um símbolo sem ter que entrar na edição, como por exemplo, um botão. Aumentando este objeto, é certo que o texto será distorcido. Mas este recurso você pode determinar a área a ser alterada sem sofrer alteração mantendo o texto no tamanho original.

Painel Pages

Este recurso é apresentado junto com o painel layers e é umas das novidades na questão de gerenciamento dos seus projetos. Você pode criar todas as páginas em um único arquivo PNG. Cada página pode conter suas próprias fatias, camadas, molduras, animações e configurações de tela, tornando-se fácil simular todo o site.

 Com o Adobe Dreamweaver CS3

Apresenta uma nova possibilidade aperfeiçoada, podendo, por exemplo, exportar menus desenvolvidos no Fireworks, para o Adobe Dreamweaver como arquivo HTML e CSS.

Com o Adobe Flash CS3

Imagina poder exportar arquivos PNG para o Flash CS3, mantendo a propriedade e a opção de escolher todo o projeto ou somente uma página especifica? Você pode.

Foram citadas apenas algumas das novidades da nova versão do Fireworks CS3. Nos próximos posts estarei contribuindo com novidades praticas.

Para download da versão trial, clique aqui!

Rate this post