Olá pessoal!
Em um artigo anterior fiz uma introdução a função Se no Excel, no exemplo de hoje, demonstro outro exemplo com esta função tão importante, neste exemplo utilizo junto a função Se as funções E e OU, que verificam se mais de uma condição é verdadeira, acrescentando mais funcionalidade a função Se.
Link Função Se parte 1: https://blog.npibrasil.com/index.php/funcao-se-no-excel-parte-1/
Siga os passos:
-
A função se permite criar vários critérios com as funções E e OU.
-
A função E exige que todos os critérios sejam concretizados para retornar o valor verdadeiro.
-
A função OU exige que apenas um dos critérios seja concretizado para retornar o valor verdadeiro.
No exemplo a seguir veremos a aplicação destas funções.
Neste exemplo devemos calcular a situação do aluno, porém para o aluno ser aprovado ele deverá ter 70% ou mais de acesso e deverá ter uma média maior ou igual a 70.
-
Clique na célula D2 e digite a seguinte fórmula:
=se(E(B2>=70%;C2>=70);”Aprovado”;”Reprovado”)
-
Repare que acrescentamos a função E na fórmula.
-
Obs: A função E deve ser fechada ao término dos critérios.
Explicando a fórmula:
Se a porcentagem de acesso (B2) for maior ou igual a 70% e a média (C2) for maior ou igual a 70 então, o resultado será Aprovado, caso contrário o aluno estará Reprovado.
Sendo assim, o aluno só será aprovado se o acesso for maior ou igual a 70% e a média for maior ou igual a 70, ou seja se um dos critérios não for satisfeito o resultado será Reprovado.
Como podemos ver na figura, a célula D3 exibe Reprovado, pois o aluno não atendeu a um dos critérios que no caso é a porcentagem de acesso.
Para testar a função OU, basta alterar a fórmula mudando de E para OU.
-
Após a alteração veremos o resultado.
Repare que a célula D3 exibe agora Aprovado. Para a função OU, basta que um dos critérios seja satisfeito para que o valor verdadeiro seja retornado. Como podemos ver a porcentagem de acesso é de 50%, ou seja, abaixo do nosso critério, porém a média é 90, um valor acima do preestabelecido, sendo assim o Aprovado foi retornado, pois um dos critérios foi satisfeito, diferente da função E, que precisa que todos os critérios sejam satisfeitos.