Imagina que por uma distração ou problema você perdeu os seus arquivos do pendrive ou cartão de memória, fotos, músicas, trabalhos da faculdade, etc. O primeiro pensamento que vem a sua cabeça é justamente que você está perdido, certo? Fique calmo, na dica de hoje eu demonstrarei a solução para este problema.

Para isso vamos utilizar um programa eficiente e prático que é o Recuva, através dele teremos a possibilidade de recuperar diferentes tipos de arquivos que foram perdidos por uma exclusão acidental ou pela formatação do dispositivo.

Siga os passos:

Baixe e instale o Recuva.

Link para download: http://www.baixaki.com.br/site/dwnld44807.htm

Abra o Recuva

Na tela inicial, clique em avançar.

Na próxima janela selecione a opção que representa o tipo de arquivo que deseja recuperar, imagens, música, vídeos, documentos etc.

Caso não tenha certeza que tipo de arquivo deseja, deixe selecionado All Files (Todos os arquivos).

Para este exemplo,  desejo recuperar algumas fotos que apaguei do pendrive, sendo assim deixarei marcado a opção Imagens.

Clique em avançar.

Na próxima tela precisamos definir onde os dados excluídos deverão ser procurados, a opção No meu cartão de mídia ou Ipod,  irá procurar os arquivos em qualquer disco removível conectado ao computador, podemos também escolher o local de procura em Documentos, Lixeira, caso não tenha a certeza do local onde estava os arquivos, selecione a opção Não tenho certeza.

Neste exemplo vou escolher a opção Em um local específico, pois vou indicar o pendrive como o local da busca.

 

Na próxima janela, selecione o seu pendrive.

Feito isso, clique em OK e em avançar.

Na próxima janela basta clicar em Iniciar, caso não obtenha bons resultados deixe marcado a opção Verificação Profunda, esta opção é bastante útil em casos de formatação do pendrive ou cartão de memória, porém mais lenta.

Leia Também:   Aumentar a memória SWAP

Clique em iniciar.

Os documentos serão recuperados.

Basta agora selecionar os itens que deseja recuperar e clicar no botão Recuperar.


Escolha uma pasta do seu computador para onde irá os arquivos recuperados.

 

Clique em OK e os arquivos serão recuperados.

Basta acessar a pasta e verificar.

No exemplo a seguir a busca foi feita através da opção All files e foi ativada a opção verificação profunda, perceba que os arquivos recuperados estão agora em maior quantidade pois não especificamos que a pesquisa deveria se feita apenas por imagens.

Repare que os arquivos estão com um círculo verde, isso indica que podem ser recuperados sem problema, caso estejam na cor vermelha, estes não poderão ser recuperados.

Então fica esta dica aí pessoal, até a próxima.