Neste post você vai conhecer um pouquinho de algumas das extensões mais utilizadas no Photoshop. Lembrando que a extensão padrão do programa Photoshop é a .PSD.

Hoje em dia os profissionais das áreas de criação tanto para a Web como para impressos, usam os mais variados formatos de arquivos com o objetivo de chegar a resultados satisfatórios para o tipo de saída que necessitam dar para cada imagem.

As imagens geradas no computador podem ter dois formatos, o vetorial e o bitmap. O formato vetorial é gerado pelo computador em tempo de execução, através de cálculos de funções, já o formato bitmap, representado pelos arquivos JPG e GIF, é composto por pixels.

O Photoshop permite, que se trabalhe tanto com imagens bitmap, quanto vetoriais, através das ferramentas rectangle, elipse, e principalmente a pen tool para a geração de objetos vetoriais.

O formato bitmap engloba os seguintes tipos de arquivos:

. GIF: Desenvolvido inicialmente para a Compuserve, este tipo de arquivo pode ser utilizado, de preferência para gráficos, sendo que em alguns casos especiais também pode ser usado para imagens (…)

Alguns usos das imagens .GIF seriam para logotipos, ilustrações, cartoons e texto salvo como imagem.

Este formato de arquivo pode possuir somente 256 cores, e por este motivo é pouco utilizado para compactação de fotos com muitos degradês e cores.

A compactação de arquivos deste tipo é sem perdas (procura alterações de cor horizontalmente, e a cada nova cor encontrada, aumenta o tamanho do arquivo), mas ao se transformar uma imagem de 24 bits para 256 ou menos cores, teremos uma perda muito grande. Sendo então mais aconselhável o seu uso somente para gráficos de imagens sólidas como desenhos.

Leia Também:   Simplesmente CSS

GIFs entrelaçados: a imagem aparece aos poucos, desfocada, até ficar completamente focalizada.
GIFs transparentes: somente aceitam 1 bit de cor (o formato PNG aceita até 8 bits, mas ainda é um formato muito pesado para ser utilizado na Web). Utilizada para formas irregulares, já que no HTML só é possível a utilização de formas retangulares;
GIFs animados: seqüência de animação. Podem ser definidos para passar em diversas velocidades, e não necessitam de plugins.

. JPG: Este formato de arquivo não necessita de definição de paleta, e é especialmente utilizado para conteúdo fotográfico, por comportar até 16 milhões de cores.

O .JPG utiliza um algoritmo de compactação com perdas, pois remove informações da imagem.

. PNG: Este formato utiliza um método de compactação sem perda de qualidade da imagem. O PNG (Portable Network Graphics) pode ser armazenado com diversas profundidades de bits, tanto 8 quanto 24 ou 32 bits.
. EPS: (Encapsulated PostScript) A maioria dos softwares gráficos aceita este tipo de imagem, sendo utilizada para imagens com saída em impressora PostScript, e de alta resolução.


Ao salvar este tipo de imagem escolha ASCII se for dar a saída em um sistema Windows Binary para Mac´s, a compressão JPG descarta algumas informações da imagem e pode somente ser impressa em PS level 2.

. TIFF: este formato de arquivo também é utilizado para gerar imagens de boa resolução, preservando informações.

. PCX: outro formato bastante utilizado para imagens digitalizadas com alta resolução.

 Fonte: por NindyMinari em 08 Abr 2009