Redes Wireless

Olá Pessoal!

Hoje estou postando informações sobre redes sem fio, neste post encontramos os termos mais comuns para quem deseja entrar no mundo da redes wireless. Anotem essas dicas.

802.11a – Variante Wi-Fi que opera na freqüência de 5 GHz e atinge velocidade de 54 Mbps (megabits por segundo). É incompatível com as redes 802.11b.

802.11b – Padrão original de redes sem fio definido pelo IEEE. É o mais lento de todos, com transmissão de 11 megabits por segundo. Adaptadores compatíveis com 802.11b dão acesso a hotspots públicos.

802.11g – Padrão Wi-Fi com velocidade similar ao 802.11a (54 Mbps). É compatível com redes 802.11b.

802.11i – Atualização de segurança do padrão 802.11. Conta com o novo protocolo AES (Advanced Encryption System), que oferece maior proteção que o WPA.

802.11n – Grupo do comitê IEEE 802.11 que trabalha na definição de um padrão com taxa de transferência em redes sem fio de pelo menos 100 Mbps, mas com o objetivo de atingir até 540 Mpbs. O plano do grupo é ratificar o padrão em 2007.

802.16 – Ver WiMax

AirPort – Denominação usada pela Apple para Wi-Fi, com padrão 802.11b ou 802.11g (Airport Extreme).

Bluetooth – Tecnologia de transmissão sem fios de curto alcance a 2,4 GHz e velocidade de 1 Mpbs. É usada em redes locais para conectar, por exemplo, celulares, teclados e mouses ao computador.

Hotspot – Local onde adaptadores Wi-Fi se comunicam com um ponto de acesso e têm conexão com a internet.

IEEE 802.11– Especificações desenvolvidas pelo comitê 802.11 do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) que estabelece padrões para redes Ethernet sem fio. Essas especificações definem a interface entre clientes wireless e estações-base ou pontos de acesso que estão fisicamente conectados a redes cabeadas.

Leia Também:   Alinhando objetos com as linhas de grade do Word

MIMO – Acronônimo de multiple-in, multiple-out, tecnologia de multiplexação que amplia o alcance e a velocidade de redes sem fios, podendo atingir 108 megabits por segundo.

Ponto de acesso – Receptor Wi-Fi que se comunica com adaptadores Wi-Fi e dá acesso à internet. Em casa, é preciso ligar a conexão em alta velocidade ao ponto de acesso para usar uma rede sem fio. Access point, em inglês.

Rede doméstica – Configuração de dois ou mais aparelhos que transferem e compartilham informações e dados entre si, em diversos protocolos de rede, como Ethernet, Bluetooth e Wi-Fi.

Rede multimídia – Rede com pelo menos um computador e equipamentos eletrônicos conectados, compartilhando acesso entre eles, com um roteador dividindo o acesso entre os aparelhos.

SSID – Acrônimo de Service Set Identifier. Identifica os pontos de acesso em uma rede Wi-Fi e diferencia uma rede wireless de outra.

UWB – Ultra Wide Band, tecnologia para transmissão de dados sem fios com velocidades entre 40 Mbps e 60 Mbps, indicada para conectividade de equipamentos em casas e transmissão de vídeo digital em ambientes fechados.

Voice over Wi-Fi – Serviço de VoIP sobre redes sem fio.

VoIP – Voz sobre IP, tecnologia de transmissão de chamadas telefônicas pela internet, usando redes baseadas em pacote em vez da rede de telefonia comutada.

WEP – Sigla de Wired Equivalency Privacy, protocolo de segurança que criptografa os dados enviados e recebidos em uma conexão sem fios. Não é muito seguro e tem como alternativa o WPA.

WPA – Acrônimo de Wi-Fi Protected Access. É um protocolo de segurança com recursos adicionais de criptografia de informações e autenticação de usuários para redes sem fio. É mais seguro que o WEP.

Leia Também:   Como alterar a cor da tela de fundo do seu Windows Phone 8.1

Wi-Fi – Abreviação para “wireless fidelity”, que denota qualquer tipo de rede sem fios que utilize tecnologia 802.11.

Wi-Fi Certified – Certificação que se refere a produtos WLAN baseados no padrão IEEE 802.11 que passaram por testes de interoperabilidade.

WiMax – Protocolo para redes sem fio 802.16 que vai conectar, em uma primeira fase, áreas metropolitanas com alcance de até 50 quilômetros.

Wireless USB – Padrão de conexão sem fios que promete substituir o uso de cabos USB na ligação entre computadores e periféricos. Tem taxa de transferência de 480 megabits por segundo e alcance de até três metros.

WLAN – Wireless Local Area Network, um tipo de rede local em que as informações trafegam por ondas de rádio de alta freqüência em vez de cabos ou fios.

WMAN – Wireless Metropolitan Area Network, rede de dados sem fio comparável a uma rede de telefonia celular na qual usuários de uma área metropolitana podem acessar livremente a internet. Ver WiMax.

Zigbee – Padrão para transmissão de dados sem fio para a automação de tarefas domésticas. Utiliza equipamentos de baixo consumo de energia na troca de dados.

Trecho retirado do site:http://pcworld.uol.com.br/

Redes Wireless
Vote neste Artigo