Olá leitores, hoje veremos como visualizar o desempenho dos hardwares que mais influenciam na velocidade do computador: o processador e a memória RAM.
Isso pode ser útil caso o seu computador esteja muito lento, e você queira saber qual peça esteja causando a lentidão, dessa forma, você identificará o problema e fará o upgrade necessário.
Existem programas que disponibilizam esses recursos, mas nós utilizaremos o próprio Windows, através do Gerenciados de Tarefas.
Siga os procedimentos:

Pesquise o Gerenciador de tarefas ou pressione as teclas de atalho Ctrl+Alt+Delete.

Com o Gerenciado de Tarefas aberto, clique na aba Desempenho.
Nesta tela, você pode ver as configurações avançadas do seu computador, como as especificações do processador, memória RAM, HD e da rede.

Na tela de desempenho do processador, você pode visualizar o clock interno, ou seja, a frequência do processador, a quantidade de núcleos e a quantidade de memória cache.
O Gerenciador exibe um gráfico demonstrando o quanto o processador está sendo utilizado. Por essa tela, você pode analisar se a sua CPU está suportando os processos executados no computador.

Na tela de desempenho da memória RAM, você pode visualizar a quantidade de slots utilizados, a quantidade total de memória RAM e a frequência da sua memória RAM, isto é, a velocidade com que ela se comunica com o seu processador.
Novamente um gráfico será exibido, se você perceber que a memória está sendo muito utilizada, pode ser necessário o upgrade, ou seja, a compra de um ou mais pentes.

Espero que essa dica tenha sido útil e até a próxima pessoal!

Leia Também:   Instalando programas automaticamente em seu PC com o Ninite